Startup paranaense desenvolve solução de gestão que conecta todos os setores da indústria

Startup paranaense desenvolve solução de gestão que conecta todos os setores da indústria


A startup paranaense Easy360 está lançando no mercado uma solução que contribui para o setor industrial equacionar seus principais gargalos: o controle de custos, a gestão de estoque e a eficiência operacional. A Easy360 é uma ferramenta tecnológica alinhada a um processo de mentoria. Nessa solução, a equipe da startup e da indústria avaliam, de forma conjunta, os pontos que merecem atenção para otimizar os recursos e potencializar os lucros e os resultados do negócio. 

Diferentemente de outros softwares de gestão, que associa apenas tecnologia, a Easy360 é um processo que une a tecnologia aos recursos humanos para fazer a leitura mais precisa da realidade de cada empresa. Juliano Gustavo de Oliveira, co-founder da Easy360, explica que a solução contempla cinco módulos interconectados, trazendo visibilidade para todas as áreas do negócio de forma dinâmica.

Esse processo faz um amplo inventário da situação da indústria, desde o mapeamento do mercado, a gestão de relacionamento com o cliente, passando pela previsão da demanda, a análise da capacidade produtiva e ainda a gestão da rotina corporativa. “Um dos grandes gargalos na indústria é fazer uma gestão equilibrada de diferentes setores para otimizar os recursos e evitar prejuízos. Ao mesmo tempo que o comercial quer bater as metas de vendas, nem sempre a produção consegue acompanhar esse ritmo, o que acaba criando conflitos dentro das fábricas e um desequilíbrio nos estoques”, analisa Juliano, que trabalhou por mais de duas décadas no setor industrial e sentiu na pele esses problemas. 



GESTÃO DE ESTOQUE

O gerenciamento adequado do estoque de uma indústria é essencial para evitar prejuízos, seja pela escassez ou pelo excesso de produtos armazenados. Dentro do processo da Easy360, Juliano explica que esse é um dos pontos alinhados todos os meses entre os departamentos de vendas, operações e financeiro. São discutidos quais produtos e quantidades serão vendidos nos próximos meses. “De nada adianta o comercial prometer entregar 5 mil bobinas de papel para o cliente se não terá matéria-prima suficiente para suprir essa necessidade e nem capacidade de produção. É melhor fazer uma projeção realista para evitar atropelos no meio do caminho, mantendo a qualidade do produto”, afirma.

SOLUÇÃO

A solução EASY360 nasceu da experiência de profissionais que atuavam em diferentes setores da indústria e percebiam, na prática, os reflexos dessa falta de alinhamento entre os departamentos. Ao lado de Juliano, que atuava na frente comercial e de marketing, estava Christian Luciano da Silva, que conta com mais de 25 anos de experiência em processos produtivos e é mestre em Governança Corporativa e Sustentabilidade. “Quando começamos a colocar em prática o serviço de assessoria para as indústrias, verificamos que esse é um problema recorrente, independentemente do tamanho da empresa”, explica Christian, que hoje é CEO da startup curitibana.

A iniciativa, relata Juliano, começou de forma analógica, com os primeiros processos sendo feitos a partir de planilhas e outros recursos de monitoramento. Eles identificaram o valor do recurso, e possibilidade de transformar o método em uma plataforma para fazer o cruzamento dos dados corporativos de forma mais rápida e eficiente.

Foi nesse momento que eles fizeram o convite para a terceira integrante da sociedade, Andressa Vergutz, que é doutora em Ciência da Computação e assumiu a função de head de tecnologia na Easy360.



INOVAÇÃO

Com o apoio do Vale do Pinhão – programa de inovação da Prefeitura de Curitiba –, vem sendo desenvolvida e aprimorada a tecnologia que a startup necessitava para atender em larga escala. A Easy360 consegue fazer a análise da rotina da empresa, fluxo de vendas, metas e de outros indicadores importantes para o desempenho global, como a qualidade dos produtos, eficiência do maquinário e da equipe. “O mentor puxa as rotinas, mas a ferramenta traz toda a orientação do que está acontecendo”, comenta Andressa.

O processo, destaca Andressa, acontece no “tempo da empresa”, já que é necessário maturidade corporativa em cada uma das etapas. “Não é no nosso tempo, é no tempo do cliente”, reforça. Ao final do processo, o mentor é substituído pelo planner industrial, um profissional contratado pela empresa e que é capacitado para fazer esse alinhamento interno, o planejamento de todo o negócio e responsável por decisões estratégicas.

Christian conta que, ao longo dos três anos da startup, eles perceberam a necessidade de formar esse profissional, que ainda não existe no Brasil, apesar de existir a demanda por esse tipo de mão de obra. “O planner industrial é um profissional com diferentes habilidades e capacidade de enxergar o todo na operação e compreender o negócio”, explica.

No dia 31 de julho começou a primeira turma do curso Formação Planner: Conectando Vendas e Operações na Era 4.0, desenvolvido pelo CT360 – braço educacional da Easy360 – em parceria com a PUCPR.

CLIENTES

A Insui, indústria de produtos para inseminação artificial de suínos e uma das primeiras empresas a contratar o serviço da Easy, em 2021, conseguiu expandir seu crescimento em 25% em menos de 12 meses, prazo inferior ao previsto inicialmente quando iniciaram o trabalho de readequação.

Desde 2009, a Insui atua na fabricação de produtos para inseminação artificial de suínos. Com sede em Canoas, no Rio Grande do Sul, a empresa é a única fabricante de cateteres e pipetas para inseminação artificial de suínos nas Américas. Porém, apesar do grande mercado consumidor, um dos desafios que que a indústria enfrentava no dia a dia era conseguir adequar as demandas do mercado à capacidade de fabricação.

O empresário Celso Bueno, fundador e diretor presidente da Insui, conta que a percepção interna era de que o problema estava ligado à capacidade produtiva. “Os resultados começaram a aparecer logo nos primeiros meses de trabalho. Elevamos o nível de eficiência de fábrica, atendemos novos mercados, aumentamos nossa receita de vendas e atualmente trabalhamos de forma mais enxuta e organizada”, analisa.

Bueno afirma que a parceria com a Easy foi fundamental para que a empresa conseguisse ter uma melhor visibilidade de seus gargalos.

Categoria: Destaque
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